Por que a sua empresa precisa de um blog

Melhore a autoridade da sua marca e entenda o comportamento dos seus clientes em uma tacada só

Atualmente, a internet é o meio de comunicação mais eficiente e utilizado no planeta. As pessoas se conectam para ouvir música, assistir a filmes, ler livros, pagar contas, marcar compromissos, trabalhar, se informar. Pensando nisso, é fácil concluir que se a sua empresa quer aparecer, você precisa colocá-la na rede. E apenas ter presença digital não é suficiente. É preciso ter uma estratégia de marketing digital bem estruturada para fazer com que a sua marca deixe, realmente, uma marca no seu potencial cliente. É preciso compreender como a sua atividade na web pode ligar você e sua empresa ao seu público ideal.

Existem diversas estratégias de marketing digital para melhorar a sua visibilidade online, e há opções para todos os perfis e bolsos. Hoje, vamos tratar de uma das formas mais importantes para conquistar seu público, gerando autoridade para a sua marca e resultando em mais vendas. Descubra agora por que a sua empresa precisa de um blog.

1 – O blog aumenta o tráfego no site

Esse talvez seja o benefício mais imediato de um blog. Ele complementa o conteúdo do site corporativo em um processo de simbiose que atrai mais tráfego e, dessa maneira, pode ser considerado uma porta de entrada para possíveis clientes, também chamados de leads.

Para atraí-los, contudo, é preciso postar artigos relevantes para o seu público-alvo. Por isso é tão importante conhecer com clareza a sua persona, ou seja, o perfil dos seus clientes, suas preferências, seus anseios e desejos. Afinal, precisamos fazer com que ele chegue até o blog e seja exposto a sua empresa e produtos.

 

2 – Gera um melhor rankeamento nas buscas

Os mecanismos de buscas, esses sites como o Google e o Bing, privilegiam conteúdo relevante e de qualidade, que é exatamente o coração de qualquer blog.

Portanto, se você não quer investir em anúncios pagos para exibir sua empresa no topo das buscas do Google, a melhor alternativa é começar um blog. Dependendo da sua abordagem, o blog pode ser até mais eficaz do que os anúncios. Obviamente, para aparecer bem no ranking de pesquisas é preciso atentar-se às práticas de SEO.

 

3 – Se o conteúdo for bom, as pessoas voltam

Se o site da sua empresa não é muito dinâmico, ou não passa por uma atualização constante nas páginas de produtos e serviços, as pessoas não vão sentir necessidade de acessá-lo com frequência. Um blog tem o poder de mudar esse cenário, fazendo com que os seus visitantes o acessem periodicamente. A questão é fácil: se você publica conteúdo relevante, e de qualidade, com frequência, as pessoas vão querer ler suas novas postagens. E, claro, cada nova visita é uma chance de aumentar o engajamento e conduzir o lead ao próximo estágio do funil de vendas.

Para se assegurar disso, é interessante utilizar um calendário editorial. E a razão é simples: não será possível obter a mesma taxa de retorno se as publicações no blog acontecem com irregularidade.

 

4 – Aumenta o reconhecimento da sua marca

Quanto mais pessoas souberem da existência da sua empresa, maior a chance de aumentar suas vendas. Isso porque, ao surgir uma necessidade cuja solução é oferecida pela sua empresa, as pessoas se lembrarão da sua marca. 

O blog pode ajudar nesse quesito, pois ele permite que muitas pessoas descubram sua empresa sem estar, necessariamente, procurando pelo seu produto. Elas chegam ao blog por causa do conteúdo e, então, descobrem o que a sua marca representa.

 

5 – Permite que você entenda melhor seus clientes

O blog pode ser uma ferramenta excelente para entender o comportamento dos seus clientes. Através de relatórios de acessos, você pode identificar quais assuntos geram maior interesse, monitorar o engajamento das pessoas com os artigos publicados e até mesmo atender a pedidos e sugestões feitos diretamente nos comentários.

Também é possível definir qual é o melhor dia e horário para abordar seus leitores, observando as taxas de acesso e visualização do blog.

A Conteudoria possui uma equipe especializada na criação de conteúdo personalizado para o marketing digital da sua empresa. Fale com um de nossos especialistas e confira nossas opções! =)

Deixe uma resposta