A importância da jornada de compra para a sua estratégia de divulgação.

Entenda o que é a jornada de compra e como ela pode te ajudar a solidificar sua marca.

Desde o surgimento do Marketing Digital, diversas técnicas foram utilizadas para promover marcas e produtos aos consumidores. Com o passar dos anos, os estudos se aprofundaram e essas técnicas foram aprimoradas. 

Atualmente, o Marketing de Conteúdo é uma base estratégica fundamental que, quando aliada ao Inbound Marketing, se prova poderosa e eficiente para os mais diversos projetos.

A Jornada de Compra é uma peça essencial desse quebra-cabeças. Entretanto, antes de nos aprofundarmos nos efeitos de sua utilização, é preciso compreender alguns conceitos. Então prepare o café e confira o artigo abaixo:

Qual a diferença entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?

Os dois conceitos são relativamente novos. Mas, o aumento da utilização do Marketing Digital pelas empresas brasileiras faz com que a sua compreensão seja essencial para dominar os planejamentos estratégicos.

Ao contrário do que muitos pensam, os dois não são nem sinônimos e nem antônimos, mas sim complementares. Entenda melhor:

Inbound Marketing

É uma revolução na estratégia de abordagem ao cliente. Ao contrário do modelo “convencional”, onde uma empresa oferece seu produto ao maior número de pessoas possíveis, o Inbound Marketing se preocupa em atrair leads que realmente tenham interesse no que a empresa oferece.

Através dessa técnica, é o cliente quem chega até o site da empresa. Não necessariamente para comprar algo, e sim para tirar uma dúvida e “sem querer” descobrir que precisa de uma solução. 

É uma técnica focada no cliente contemporâneo, que passa boa parte do dia conectado na internet, utilizando mecanismos de buscas para encontrar as respostas para seus problemas.

Marketing de Conteúdo

De forma resumida, o Marketing de Conteúdo envolve todo tipo de material produzido para educar e informar o público-alvo. Ou seja, é o principal combustível do Inbound Marketing. Através desses materiais, os leads passam a ter a sua marca como referência, sendo mais fácil de se transformarem em clientes.

É importante entender que, nesse tipo de estratégia, os conteúdos não são produzidos para falar necessariamente da empresa, mas sobre o que ela pode fazer para facilitar a vida dos clientes.

Tá, mas onde a Jornada de Compra entra na conversa?

Bom, para que toda essa estratégia de Inbound Marketing funcione corretamente, é essencial que você conheça as etapas percorridas pelos clientes antes de tomarem a decisão de compra. 

A Jornada de Compra nada mais é do que a estruturação dessas etapas. Aqui, na Conteudoria, nós estruturamos a jornada em quatro fases diferentes:

Tendo isso em mente, é fundamental saber como produzir o conteúdo correto para cada etapa e fazer os links entre um e outro. Dessa forma, a empresa sutilmente guia o consumidor até o estágio final da jornada, aumentando a probabilidade de um visitante do site se tornar cliente da empresa.

Um bom exemplo dessa estratégia foi a abordagem utilizada pela Conteudoria na hora de planejar a Jornada de Compra dos clientes da Metso. 

Através de conteúdos de alta qualidade, e de sua permanência no blog da empresa, conseguimos gerar leads de forma eficiente, aumentando a produtividade do seu departamento de vendas e, consequentemente, seus lucros.

E você? Quer saber mais sobre como fidelizar clientes de maneira eficiente? Siga a Conteudoria nas redes sociais e garanta artigos como esse em primeira mão. Sua empresa merece um conteúdo rico.

Deixe uma resposta