Produção de Conteúdo, que coincidência! É exatamente isso que você procurava

post

Já leu seu horóscopo hoje? Nem leia. Mas, esse artigo foi escrito pra você que quer saber o que é essa tal produção de conteúdo relevante.

 

Semana passada, publiquei um artigo sobre vender mais. Na verdade, o texto trata exatamente do erro que toda empresa comete ao colocar o vender mais como seu principal objetivo a ser alcançado. Você pode ler aqui na íntegra, mas guarde o link para ler depois desse artigo.

 

Nele, comento sobre os efeitos de se investir na produção de conteúdo para blogs. Um dos insights mais fortes que mencionei é esse:

 

Empresas B2B que possuem um blog têm 67% mais leads do que as que não têm.

 

Ainda é comum ouvir dos gestores mais tradicionais que ninguém lê blog, ou que blogs não têm credibilidade. Para falar bem a verdade, isso era realidade nos idos de 2000, quando os blogs — conhecidos como diários eletrônicos — passaram a se popularizar no Brasil entre os jovens e alguns profissionais de comunicação mais curiosos — esse era o meu caso, que estava iniciando a carreira de publicitária e me enveredei pela comunicação online.

 

Ora, dezoito anos se passaram desde então e já sabemos que muita coisa mudou:

  • A taxa de cliques em banners vem caindo ao longo dos anos;
  • 60% das compras são definidas antes do primeiro contato com o vendedor;
  • 70% dos consumidores preferem saber sobre os produtos por meio de conteúdo em vez de usarem a mídia tradicional para se informarem a respeito;
  • O marketing de conteúdo reduz intermediários no relacionamento com o consumidor, reduzindo o custo de aquisição de cliente.

 

Isso só para começar a elencar as mudanças que não devem ser ignoradas se você quer, realmente, obter resultados positivos para sua empresa. Para ser mais exata, esses resultados impactam não somente os lucros, como também o share of mind. A produção de conteúdo relevante aumenta em 4 vezes a lembrança da marca e a intenção de compra.

 

E aqui eu vou salientar bem: a produção de conteúdo relevante, e não qualquer copy-paste das notícias do seu mercado de atuação, não. Em 2010, o CEO do Google já havia dito que:

A cada dois dias, nós produzimos tanto conteúdo quanto tudo que foi produzido desde o início da internet até 2003.
— Eric Schmidt

 

Você já parou para pensar como um visitante chega ao carrinho de compra ou ao formulário de contato para pedir um orçamento? Você acredita que essa pessoa acorda no sábado de manhã e pensa:

a) Nossa, que vontade que me deu de comprar embreagens Sachs!
b) Por Deus, tenho que ver embreagens novas para meu carro, senão não chegarei ao trabalho na segunda-feira!

 

Ninguém busca uma marca, e sim uma solução para a própria necessidade. Assim, como qualquer mortal, essa pessoa segue para o amigo de todas as horas, o Google, e faz a sua busca comparativa melhor embreagem para o carro tal, por exemplo.

 

Produção de Conteúdo: era tudo que eu precisava

 

Muitas vezes, o comportamento online nem é tão planejado assim. A pessoa se lembra de uma necessidade e faz uma pesquisa. Ela tem a curiosidade despertada por algum post compartilhado no Facebook e vai saber mais. Ela vê uma oferta cair “do nada” em seu feed do Instagram e baixa o e-book com informações que – QUE COINCIDÊNCIA! – está precisando.

 

Coincidências não existem e isso não é papo de astrólogo.

 

A verdade é que não há meio de comunicação tradicional capaz de criar a conexão com o público como o marketing de conteúdo é.

 

Marketing de Conteúdo é para quem quer:

  • Saber mais sobre o cliente potencial;
  • Entender o processo de compra;
  • Descobrir como solucionar as necessidades do cliente da melhor maneira possível;
  • Manter o negócio atuante, vivo e lucrativo.

 

Não importa se seu negócio é B2C ou B2B, você sempre vai lidar com pessoas e vai ter que se relacionar com elas. Então, uma boa ideia é planejar ações que lhe tragam respostas para os quatro tópicos que acabei de mencionar.

 

Se você ainda acredita em coincidências, é porque não está acompanhando o ROI de suas ações de marketing. Quer descobrir como a produção de conteúdo pode ser uma estratégia poderosa para sua empresa? Deixe sua dúvida e eu vou te ajudar a desvendar esse mistério.

Deixe um comentário

Tags

Newsletter